"Tão importante com o que você faz com o tempo,
É o que o tempo fez com você."
Quando se tem acesso a uma publicação com o título "reflexão" é possível concluir que o significado seja uma "lição de moral" repreendendo determinado comportamento, ou mais grave ainda, apenas uma "seção de auto-ajuda", pois um título genérico assim pode dar margens para interpretações várias. Por isto é preciso justificar, afinal, quando decidi dedicar algum tempo a este blog, a intenção inicial era apenas colocar a público planos de aulas. Mas mudei de ideia, pois logo percebi que este poderia se tornar um amplo canal de comunicação.E ainda que não tenha alcançando muito potencial e esteja longe de idealizações sonhadoras- tem servido de biblioteca virtual- pois é possível disponibilizar livros que nem todos têm a mão. Além de ter se tornado um forte aliado no que se refere a material de apoio, para aulas, para reflexões pessoais, para a vida.
Ao fugir do escopo "linguagens", seja dos textos ou da metodologia, a intenção surgiu muito mais como uma necessidade do que da facilidade, existe uma lacuna quando se ignora as novas possibilidades e se tenta reproduzir apenas modelos deixados no século XIX. O livro segue ainda soberano na importância para estudo e produção intelectual, mas hoje há diversas possibilidades que dialogam e acrescentam umas as outras. É importante salientar que o jornal escrito não deixou de existir com o surgimento do rádio, tampouco este desapareceu com o surgimento da televisão.A pintura não deixou de existir com a fotografia, assim como a foto impressa não perdeu sua importância diante das fotos digitais. Apenas mudou-se os paradigmas, acrescentando a eles outros valores e novas finalidades. Portanto, ao apresentar vídeos para criação de trabalhos escritos, não é deixado de lado a importância da escrita, é apenas uma possibilidade a mais, um outro meio.
Este espaço tem sido muito mais que útil, tem sido fundamental, porque muito que se deixa em papéis e folhas avulsas se perdem como a poeira do tempo.Desejo compartilhar aqui neste espaço o que sei, mas de alguma forma o que também tento entender.
Fica disponível o dia todo.
É gratuito.
Todos podem ter acesso.
Portanto nada mais democrático.=)
Dedico a estas reflexões o meu desejo mais profundo de tentar explicar o que não posso dizer apenas com um belo texto, nem mesmo compilando, escrevendo ou copiando palavras. E que seja possível uma nova leitura de mundo.
O documentário Muito Além do Cidadão Kane ficou famoso nos meios universitários e acadêmicos pelas denúncias de manipulação das notícias (o desprezo pelas “Diretas Já”, a manipulação da edição do debate entre Collor e Lula em 1989 etc.) e por descrever didaticamente as relações simbióticas entre os interesses econômicos da Rede Globo e os políticos da ditadura militar (1964-1985).
O ESCRITOR E JORNALISTA REVOLUCIONÁRIO PALMÉRIO DÓRIA NO 3º PARANÁBLOGS EM CURITIBA-PR, FALANDO SOBRE MÍDIAS DIGITAIS E DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA.
Entrevista e imagens: MVTVCOM-Maggiar Villar de Casanova.
Apoio: Instituto MVTVCOM Arte ON THE ROAD.
Como o mesmo nome de uma música de Cazuza, "Pro dia Nascer Feliz" é um documentário que mexe com nossos sentimentos. Nos faz (re)concluir a magnitude de desigualdades ao qual o Brasil está fadado a conviver, e nos coloca questões fatídicas em respeito ao rumo que a educação vem seguindo, principalmente por defasagem na formação familiar e descaso governamental com a educação como um todo, que vem descarrilhando junto com uma série de questões, como a violência, o tráfico de drogas, a gravidez na adolescência etc.
O que podemos ressaltar de toda a história do curta em formato de animação "Vida Maria", é que certas situações, dadas como imutáveis e aceitas como naturais, não passam de construções da cultura e que são passadas dia após dia, geração para geração encobertas por uma ideologia que mascara a realidade.Sabemos que isso pode ser mudado, pessoas de bom coração e outras instituições podem ter este papel modificador. Dentre eles questões que ficam em aberto é que estas situações podem ser mudadas princialmente pela própria família, mas também e a partir de mudanças de atitude e principalmente Educação.
O documentário "Hiato", do diretor Vladimir Seixas, filósofo e mestrado em Estética e Filosofia da Arte, apresenta um cobertura sobre um passeio, ao Shopping Rio Sul , no Rio de Janeiro, ocorrido em 3 de agosto de 2000, o mesmo é uma critica urbana.
O Curta contém cenas que mostram a realidade de separação social, no Brasil. As pessoas envolvidas no filme são pobres e nunca tinham visitado um shopping, os donos de lojas baixaram as portas com medo de um possível ato de vandalismo. Foi feito toda uma segurança com a policia, que os repreenderam na entrada. em uma entrevista com uma das envolvidas é dito. "Me senti humilhada com todas aquelas pessoas me olhando com medo, demonstrando nojo e pavor". Isso mostra que realmente existe desigualdade social em nosso país.
Enfim, o documentário hiato nos retrata a realidade de uma parede invisível que é determinada por preconceito e diferenças sociais.
"Os gritos da Rua" é um documentário realizado a partir de diversas imagens das manifestações que aconteceram em 2013. Segundo análise de Leonardo Boff "Esse grito não pode deixar de ser escutado, interpretado e seguido. A política poderá ser outra daqui para frente." eu ainda acrescento -Depende de nós. A questão é como lidar com a opressão do governo, principalmente em relação a falta de educação política da população e com a manipulação da mídia?
Para finalizar esta seleção de vídeos, deixo esta questão.
"Movimentos sociais sustentados pelo governo... Movimentos sociais que defendem mensaleiros... Movimentos sociais que se auto intitulam defensores dos sem teto, dos sem terra, se intitulam defensores indigenistas, mas na verdade são todos financiados pelo governo... Não passam de farsa e não representam os anseios do povo brasileiro, simplesmente estão aí a mando do governo para reprimir o povo brasileiro. Os "movimentos sociais" nem deveriam ter essa designação, estão mais para movimentos governamentais."
Mas conforme for lembrando de alguns, pesquisando e encontrando na rede vou adicionando aos poucos. E para não deixar o a temática demasiado ampla e dispersa vou me deter apenas em citar os nomes dos demais.
No documentário Destinos: Educação exibido pelo Canal Futura, são 7 episódios em em cada um deles é mostrada a realidade da Educação em cada país.Ainda não vi todos, mas realmente é muito bom para ser apresentado em uma segunda etapa de reflexão.Neste caso, não mais em escala nacional, mas em escola mundial e a partir daí relacionar a educação e o capitalismo no mundo. O filme pouco conhecido "
Outra questão bastante pertinente é a questão das drogas e da violência, mas por se tratar de um tema muito delicado não é possível colocar um filme assim pura e simplesmente neste contexto, ao meu ver, dentre eles se destacam o documentário brasileiro "Meninas" que foi realizado com meninas do Rio de Janeiro e que se tornaram mães aos 13 anos. Nesta mesma temática existem ainda diversos filmes americanos, o antigo mais ainda atual "Kids", Eu, Christiane F. 13 Anos, Drogada e Prostituída" -baseado em fatos reais o filme foi realizado a partir do livro de mesmo nome- "Requiém por um sonho" e "Graciosa".Posso citar ainda "Aos Treze" que ainda que toque neste tema delicado, ainda o faz de forma mais leve do que os outros filmes que mencionei.
#92Dias
SITES CONSULTADOS E SUGESTÕES DIVERSAS