“Mensagens para toda vida”
Menores livros do mundo
Objetivos :Estimular a valorização do livro.
Como?
Público-alvo: 8 e 9° anos, também idealizado para ser trabalhado no primeiro semestre com alunos do 1° e 2 anos do ensino médio.
Tempo/duração: 12 aulas para execução.Sendo necessário aviso prévio desde o início do semestre, para motivação do trabalho, preparação do material (ex.cola, tesoura, linha, papéis de diferentes tipos, canetas coloridas, lápis de cor) e seleção das frases.(que poderá ser feita por autores conforme sugestão na lousa pelo docente, ou por gênero, autores gregos ou românticos franceses)
Conteúdos: Estrutura da frase:pontuação, oração e período, orações coordenadas e subordinadas. Concordância verbal e nominal.Conectores: Conjunções e preposições.Figuras de linguagem.
Competências e habilidades trabalhadas: análise de gêneros literários literários com levantamento de hipóteses, localização de informações explícitas e implícitas no texto, leitura e compreensão.
Estratégias: Pesquisa em casa, leitura individual e compartilhada, discussão oral sobre os trechos, seleção e organização das frases.
Recursos: Modelo de produção: apresentação na lousa de frases e autores, apresentação de modelo de mini-livro. Pesquisas individuais para casa, (frases e autores). Materiais para produção: 10 folhas coloridas por aluno, tesoura, canetas, lápis de cor,linha, cola, ou outros matérias de arte que o aluno possua e deseje usar como tintas ou recorte de imagens, adesivos)
Avaliação: O processo de avaliação deve acontecer de maneira contínua durante as atividades realizadas orientando e objetivando a produção final.
Antes da leitura
O que a frase lhe sugere?
Ao ler o trecho, qual foi a sua conclusão?
Esta frase deve se referir a uma situação específica? Na sua opinião explique?
Existe idade certa para acontecer este fato?
Vocês já conheciam essa frase? O que acharam dela? Consegue pensar em outra com o mesmo tema?
Você conhece outras frases semelhantes? Mencione uma e explique o seu significado.
Pesquisar frases e autores conforme orientação dada em sala de aula.
Produção do material: Pesquisa sobre a biografia de alguns autores, conforme orientação durante as aulas, não serão pesquisados todos por um mesmo aluno, cada grupo de alunos aluno irá pesquisar frases e informações de um grupo de autores diferentes.
A produção do livro deve ser orientada e realizada em sala de aula.
Durante a leitura
Explicar o gênero dos trechos que serão selecionados. Trabalhar o aspecto tipológico (reflexivo) dos trechos, identificar palavras cujos sinônimos sejam desconhecidos, analisar elementos do cotidiano atual, identificar referências outros textos relacionados ao tema, construir unidade na confecção global do livro.
Tem alguma(s) palavra(s) que você desconhece nos trechos selecionados? Procure encontrar por si só- a partir do contexto da frase- um sinônimo a ela(s). Somente depois de feito, consulte um dicionário para confirmar.
Quais são as principais idéias do texto?
Onde poderia ter sido escrito?
Em que época?
De que tema trata o autor da frase?
Existe alguma relação do(s) techo(s) lidos com alguma outra disciplina que você estuda? Qual? Por quê?
Você acha que estas situações podem acontecer no cotidiano? Quais? Mencione algumas.
Observando o ano em que foi escrito o trecho, você acredita que nos dias de hoje tais reflexões continuam iguais? Por quê?
Preenchimento da ficha organizativa, recapitulando os principais autores e as principais informações sobre eles.
Síntese dos principais aspectos gramaticais praticados na atividade.
Qual a mensagem transmitida pelo autor?Qual intenção o autor nessa escolha?
Selecione alguma(s) figura(s) de linguagem usadas nas frases e as explique.
Exemplo: Qual figura de linguagem foi usada na frase "As mãos que servem, são mais sagradas que as mãos que oram. (autor-Sai Baba). Resposta: Significa que as mãos que trabalham são mais importantes para Deus do que as mãos que apenas rezam, para Deus é preciso FAZER e não apenas PEDIR.
.
Depois da leitura
Construção de síntese de algumas idéias.
Apresentação do material produzido.
Exercícios gramaticais em forma de simulados.
Modelo de análise sintática com três frases utilizadas na produção final do mini-livro.
Produção escrita resumindo todo o processo de produção.
A partir da confecção passo a passo de um mini-livro de bolso que também poderá ser utilizado como chaveiro.Divulgar a diferentes autores através de trechos de suas obras.
Quais?
Autores da tradição oriental (ex.filósofos gregos), tradição oriental (ex. Confúcio), religiosos(ex.Santo Agostinho).Produzir material inédito.
Como?
A partir da leitura de frases que será possível favorecer o ensino de literatura a partir da filosofia e da arte.
A filosofia será transmitida através de pequenos trechos de obras de autores consagrados, com a frase e seu respectivo autor.
A produção artística consistirá no processo de confecção do livro, desde a escolha da cor das folhas, tamanho, diagramação da letra na página e ilustrações produzidas por cada aluno-autor de cada livro...
Público-alvo: 8 e 9° anos, também idealizado para ser trabalhado no primeiro semestre com alunos do 1° e 2 anos do ensino médio.
Tempo/duração: 12 aulas para execução.Sendo necessário aviso prévio desde o início do semestre, para motivação do trabalho, preparação do material (ex.cola, tesoura, linha, papéis de diferentes tipos, canetas coloridas, lápis de cor) e seleção das frases.(que poderá ser feita por autores conforme sugestão na lousa pelo docente, ou por gênero, autores gregos ou românticos franceses)
Conteúdos: Estrutura da frase:pontuação, oração e período, orações coordenadas e subordinadas. Concordância verbal e nominal.Conectores: Conjunções e preposições.Figuras de linguagem.
Competências e habilidades trabalhadas: análise de gêneros literários literários com levantamento de hipóteses, localização de informações explícitas e implícitas no texto, leitura e compreensão.
Estratégias: Pesquisa em casa, leitura individual e compartilhada, discussão oral sobre os trechos, seleção e organização das frases.
Recursos: Modelo de produção: apresentação na lousa de frases e autores, apresentação de modelo de mini-livro. Pesquisas individuais para casa, (frases e autores). Materiais para produção: 10 folhas coloridas por aluno, tesoura, canetas, lápis de cor,linha, cola, ou outros matérias de arte que o aluno possua e deseje usar como tintas ou recorte de imagens, adesivos)
Avaliação: O processo de avaliação deve acontecer de maneira contínua durante as atividades realizadas orientando e objetivando a produção final.
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Iniciar cada aula com uma “frase filosófica” ,antes mesmo de começar qualquer matéria. Depois de alguns dias, retomar estas frases, ler e solicitar a alguns alunos o que compreenderam a partir de tais afirmações.
Antes da leitura
O que a frase lhe sugere?
Ao ler o trecho, qual foi a sua conclusão?
Esta frase deve se referir a uma situação específica? Na sua opinião explique?
Existe idade certa para acontecer este fato?
Vocês já conheciam essa frase? O que acharam dela? Consegue pensar em outra com o mesmo tema?
Você conhece outras frases semelhantes? Mencione uma e explique o seu significado.
Pesquisar frases e autores conforme orientação dada em sala de aula.
Produção do material: Pesquisa sobre a biografia de alguns autores, conforme orientação durante as aulas, não serão pesquisados todos por um mesmo aluno, cada grupo de alunos aluno irá pesquisar frases e informações de um grupo de autores diferentes.
A produção do livro deve ser orientada e realizada em sala de aula.
Durante a leitura
Explicar o gênero dos trechos que serão selecionados. Trabalhar o aspecto tipológico (reflexivo) dos trechos, identificar palavras cujos sinônimos sejam desconhecidos, analisar elementos do cotidiano atual, identificar referências outros textos relacionados ao tema, construir unidade na confecção global do livro.
Tem alguma(s) palavra(s) que você desconhece nos trechos selecionados? Procure encontrar por si só- a partir do contexto da frase- um sinônimo a ela(s). Somente depois de feito, consulte um dicionário para confirmar.
Quais são as principais idéias do texto?
Onde poderia ter sido escrito?
Em que época?
De que tema trata o autor da frase?
Existe alguma relação do(s) techo(s) lidos com alguma outra disciplina que você estuda? Qual? Por quê?
Você acha que estas situações podem acontecer no cotidiano? Quais? Mencione algumas.
Observando o ano em que foi escrito o trecho, você acredita que nos dias de hoje tais reflexões continuam iguais? Por quê?
Preenchimento da ficha organizativa, recapitulando os principais autores e as principais informações sobre eles.
Síntese dos principais aspectos gramaticais praticados na atividade.
Qual a mensagem transmitida pelo autor?Qual intenção o autor nessa escolha?
Selecione alguma(s) figura(s) de linguagem usadas nas frases e as explique.
Exemplo: Qual figura de linguagem foi usada na frase "As mãos que servem, são mais sagradas que as mãos que oram. (autor-Sai Baba). Resposta: Significa que as mãos que trabalham são mais importantes para Deus do que as mãos que apenas rezam, para Deus é preciso FAZER e não apenas PEDIR.
.
Depois da leitura
Construção de síntese de algumas idéias.
Apresentação do material produzido.
Exercícios gramaticais em forma de simulados.
Modelo de análise sintática com três frases utilizadas na produção final do mini-livro.
Produção escrita resumindo todo o processo de produção.
Links
Como montar um mini-livro
Língua Portuguesa e literatura
Caderno de orientações
Referências
Índigo: O colapso dos bibelôs/ Índigo;1.ed.-São Paulo: Moderna, 2008.-(série rumos na rede)
Índigo: O colapso dos bibelôs/ Índigo;1.ed.-São Paulo: Moderna, 2008.-(série rumos na rede)
Dill, Luis: Todos contra Dante/ Luis Dill.- São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Tese :William Roberto CerejaLíngua Portuguesa e literatura
Caderno de orientações
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Entre e deixe sua marca.