"Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos"
A Língua Portuguesa no mundo
As origens da língua portuguesa
Os romanos desembarcam na Península Ibérica em 218.a.C. Aos poucos eles promovem a colonização de todo aquele imenso espaço. Impõem sua cultura e sua língua, o latim.
A língua portuguesa origina-se do latim falado por pessoas simples que deixavam Roma para ir morar na nova província romana da Lusitânia. E também, é claro, dos antigos moradores, que, não sendo romanos, não falavam latim, mas achavam vantajoso aprender essa língua visando a um futuro mais próspero. Mais tarde, a parte norte da província da Lusitânia, a Gallaecia, junta-se à província Tarraconensis. Veja o mapa abaixo.
A partir de 218 a.C. até o século XI, a língua falada em toda a Península Ibérica é o romance ou romanço-palavra que vêm de Roma. O romanço é uma língua intermediária entre o latim falado pelo povo e as línguas neolatinas atuais.
Entre 409 e 711, povos de origem germânica dominam a Península Ibérica. Em 711, ocorre a invasão árabe da Península Ibérica. Em 711, ocorre a invasão árabe da Península Ibérica. A língua árabe torna-se o idioma oficial das regiões conquistadas, mas grande parte da população continua a falar o romance.
Aos poucos ocorre a retomada dos territórios ocupados. Surgem reinos que dividem entre si o território peninsular. Entre eles, Portugal, onde se falava o galego-português, que dá origem ao nosso português.Com a reconquista, as populações do Norte (que falavam galego-português)ocupam também o Sul, dando assim origem ao território português. Puxa! Quantas reviravoltas! Mas não pára por aí!
Os séculos XV e XVI assistem à expansão marítima portuguesa. Com a construção do império português de ultramar, a língua portuguesa faz-se presente em vários lugares da Ásia, África e América, sofrendo influências locais. É assim que o português chega ao Brasil. Aqui ele interagirá com os povos indígenas, mas também com os escravos vindos da África e, mais tarde, com os muitos imigrantes que aqui chegaram, como os italianos, espanhóis, árabes e até, vejam só, mais portugueses.
Texto retirado da apostila do aluno de Língua Portuguesa do 1º ano, páginas 31 e 32.
A língua Portuguesa é falada no Brasil desde o seu descobrimento, contudo, desde que foi trazido para o Brasil, o idioma Português passou por diversas mudanças, sendo nos dias atuais, bastante diferente do Português de Portugal, país de origem dos descobridores do Brasil. Atualmente, o Português não é falado somente no Brasil, pois segundo a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) o idioma é a língua oficial em um total de 9 países independentes, espalhados por todo mundo. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Além dos países citados, o Português também é a língua oficial em várias organizações internacionais, como o Mercosul, a Região Administrativa Especial da China em Macau, a Organização dos Estados Americanos, a União Européia, a União de Nações Sul-Americanas, a Organização dos Estados Ibero-Americanos e a União Africana.
Por se tratar de uma língua falada em poucos países do mundo, muitos pensam que o Português não tem representatividade no mundo, contudo, se engana quem pensa assim, já que o idioma é falado por aproximadamente 280 milhões de pessoas, se tornando o idioma mais falado no hemisfério sul da terra, o 3º idioma mais falado no hemisfério ocidental e o 5º idioma mais falado no mundo. A cidade de São Paulo é a cidade com maior número de falantes do idioma em todo mundo, por isso, em 2006 foi fundado o Museu da Língua Portuguesa. O Português é uma das línguas mais ricas e mais difíceis de se aprenderem todo mundo, muito por conta de sua riqueza de opções e pronúncias. Atualmente, são considerados 3 dialetos principais, o Dialeto do Português de Portugal, o Dialeto do Português Brasileiro e o Dialeto do Português Angolano.
A riqueza léxica do Português também chama atenção em todo mundo, pois segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa são 415.500 sinônimos, 376.500 acepções, 228.500 palavras, 57.000 palavras arcaicas e 26.400 antônimos. Segundo a Academia Brasileira de Letras, atualmente estão registradas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa 356.000 unidades lexicais. A ortografia do Português utilizada no Brasil nos dias atuais se divide em duas categorias de escrita, onde há Português Europeu e Africano e o Português Brasileiro. A diferença está em palavras como contacto e contato, acto e ato, eléctrico e elétrico, óptimo e ótimo, respectivamente. A gramática é a parte da língua portuguesa mais difícil de ser aprendida por estrangeiros, pois conta com algo não conhecido fora do Brasil, as conjugações de verbo, em três tempos básicos: passado, presente e futuro.
A gramática da língua portuguesa ainda traz adjetivos, substantivos, pronomes e artigos que geralmente são divididos em duas formas, como o masculino e feminino, plural e singular, dentre outros. A fonologia também é riquíssima quando comparada a de outros países, pois conta com fonemas, ditongos e alofones de vogais nasais e orais, e consoantes. Há um total de 22 consoantes e 5 vogais no Português do Brasil. A língua portuguesa é a disciplina indispensável para o início do aprendizado das crianças no país, contudo, possui cadeira cativa em todas as séries do ensino fundamental, médio e muitas das vezes, superior.
Breve explicação retirado do site Informações sobre o caderno do aluno.
Línguas neolatinas
As línguas românicas ou línguas latinas são um grupo de idiomas proveniente da família mais vasta das línguas indo-européias, que se originaram a partir da evolução do latim (especificamente, dolatim vulgar falado pelas classes populares).
Atualmente, são constituídas pelos seguintes idiomas principais, também conhecidos como línguas neolatinas: português, espanhol, catalão, italiano, francês e romeno. Há também uma grande quantidade de idiomas usados por um menor número de falantes, como o galego, o vêneto, o occitano (de Provença, França), o sardo e o romanche, uma das línguas oficiaisda Suíça; e dialectos (aragonês, asturiano, valenciano, e muitos outros espalhados pela Europa Central e pela América Latina).
Império Romano
Os romanos após dominar toda a península itálica, partiram para as conquistas de outros territórios. Com um exército bem preparado e muitos recursos, venceram os cartagineses, liderados pelo general Aníbal, nas Guerras Púnicas (século III a.C). Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas,dominando a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina. Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças. O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.
(as províncias, do Império Romano)
Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, o desaparecimento do dinheiro de circulação, cai a indústria o comércio, provoca uma queda na produção agrícola. Outro grave problema que levaria Roma a queda surgiu já nos fins da República, quando todo o sistema econômico foi gradativamente entrando em crise. E com os capitais acumulados, eram destinados a fins improdutivos; enormes gastos em festas e jogos, empréstimos, etc. Com a economia decaindo o Estado acaba complicando de forma, inútil a burocracia, instituindo ao mesmo tempo pesados sistemas fiscais.
Mapa da expansão do Império Romano(Língua Latina)
Trechos retirados dos sites:
A origem da Língua Portuguesa
A origem da Língua Portuguesa
Diferencias entre el gallego y el portugués
Lusíadas de Luis Vaz de Camões
LINKS RELACIONADOS
Os Lusíadas- vídeo que faz a leitura(português brasileiro)
O Velho do restelo(vídeo-texto)
Inês de Castro(português de portugal)
O gigante Adamastor- vídeo(português brasileiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Entre e deixe sua marca.