Situação de Aprendizagem com o texto: Meu primeiro Beijo
ELAINE TEIXEIRA SANTOS
Texto a ser trabalhado – Meu primeiro beijo
de Antônio Barreto
Objetivos: trabalhar a tipologia narrativa com enfoque no conto mobilizando
as habilidades de leitura, escrita e compreensão, além de despertar
a sensibilidade para o texto literário.
Público-alvo: 9º ano
Tempo/duração: 6 aulas
Conteúdos: os elementos constitutivos dos textos narrativos, compreensão e
apreciação de texto literário, estudo de aspectos linguÍsticos, oralidade,
estratégias de pré-leitura, estruturação da atividade escrita e estratégias de
pós-leitura.
Competências e habilidades trabalhadas: análise de textos
literários com levantamento de hipóteses, localização de informações explícitas e
implícitas no texto, leitura e compreensão.
Estratégias: leitura individual e compartilhada, discussão oral sobre texto e
preenchimento de ficha organizativa.
Recursos: Data show, Notebook,dicionário, cópias do texto “Meu primeiro beijo".
Avaliação: O processo de avaliação deve acontecer de maneira contínua durante
as atividades realizadas.
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Antes da leitura
Mostrar imagens
relacionadas ao texto Meu primeiro beijo de Antonio Barreto no data show e
lançar questões sobre o título do texto. Após a discussão, entregar o texto
impresso para os alunos e pedir a leitura individual e silenciosa.
· O que as imagens
lhes sugerem?
· Ao ler o título do texto, o que ele lhe sugeriu?
· Beijar pela primeira vez deve ser considerado um acontecimento
especial?
· Existe idade certa para
acontecer o primeiro beijo?
· Vocês já conheciam esse texto? O que acharam dele?
· Você consegue pensar em outros textos com o mesmo tema?
Qual?
Durante a leitura
Confirmar
ou retificar as antecipações realizadas, trabalhar no aspecto tipológico
(narrar) os aspectos linguísticos do texto, identificar palavras cujos
sinônimos sejam desconhecidos, analisar os elementos da narrativa, identificar
referências a outros textos relacionados ao tema, construir sentido global do
texto.
·
Tem
alguma(s) palavra(s) que você desconhece no texto? Procure encontrar um sinônimo
a ela(s). Somente depois de feito, consulte um dicionário para confirmar.
·
Quais
são as personagens principais do texto?
·
Onde
ocorre a história?
·
Em
que época?
·
De
que trata a história?
·
Existe
alguma relação do texto lido com alguma outra disciplina que você estuda? Qual?
Por quê?
·
Você
acha que o apelido do rapaz era "cultura inútil" por qual motivo? O
que você acha de apelidos?
·
Observando
o ano em que foi escrito o texto, você acredita que nos dias de hoje as
expectativas em relação ao primeiro beijo continuam iguais? Por quê?
·
Qual
o foco narrativo utilizado pelo autor? Há alguma intenção o autor nessa
escolha?
·
Qual
figura de linguagem foi usada na frase "Você é a glicose do meu
metabolismo"?
·
Identifique
os conectores empregados ao longo do texto e escreva a função de cada um para a
construção de sentido nos períodos.
·
Percebemos
que há diálogos do autor para com os leitores presentes no texto. Qual a
intenção dessa estratégia numa leitura?
·
Cite
as marcas de oralidade encontradas no texto. Transcreva o período em que
apareçam estas marcas e reescreva-as sem utilizá-las.
Depois da leitura
·
Pesquisa sobre a biografia do autor.
·
Pesquisa
de outros textos relacionados ao tema do texto trabalhado.
·
Construção
de uma síntese do texto.
·
Preenchimento
da ficha organizativa, recapitulando os aspectos principais da narrativa.
Referências
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros e
progressão em expressão oral e escrita –elementos para reflexões sobre uma
experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola.
Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania in Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. Disponível em: http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Content/328167,90D/Assets/conteudo_curso/modulo_01/unidade_04/rojo_2004.pdf%C2%A0Acesso em 28/05/2013
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania in Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. Disponível em: http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Content/328167,90D/Assets/conteudo_curso/modulo_01/unidade_04/rojo_2004.pdf%C2%A0Acesso em 28/05/2013
BARRETO,
Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD,
1977.p.134-6. Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Entre e deixe sua marca.