"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever-inclusive a sua própria história."

segunda-feira, 17 de junho de 2013



Situação de Aprendizagem com o texto: Meu primeiro Beijo

ELAINE TEIXEIRA SANTOS


Texto a ser trabalhado –  Meu primeiro beijo de Antônio Barreto

Objetivos: trabalhar a tipologia narrativa com enfoque no conto mobilizando as habilidades de leitura, escrita e compreensão, além de despertar a sensibilidade para o texto literário.

Público-alvo: 9º ano

Tempo/duração: 6 aulas

Conteúdos: os elementos constitutivos dos textos narrativos, compreensão e apreciação de texto literário, estudo de aspectos linguÍsticos, oralidade, estratégias de pré-leitura, estruturação da atividade escrita e estratégias de pós-leitura.
Competências e habilidades trabalhadas: análise de textos literários com levantamento de hipóteses,  localização de informações explícitas e implícitas no texto, leitura e compreensão.
Estratégias: leitura individual e compartilhada, discussão oral sobre texto e preenchimento de ficha organizativa.
Recursos: Data show, Notebook,dicionário, cópias do texto  “Meu primeiro beijo".
Avaliação: O processo de avaliação deve acontecer de maneira contínua durante as atividades realizadas.

REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES


Antes da leitura

 Mostrar imagens relacionadas ao texto Meu primeiro beijo de Antonio Barreto no data show e lançar questões sobre o título do texto. Após a discussão, entregar o texto impresso para os alunos e pedir a leitura individual e silenciosa. 

·     O que  as imagens lhes sugerem?
·     Ao ler o título do texto, o que ele lhe sugeriu?
·     Beijar pela primeira vez deve ser considerado um acontecimento especial?
·     Existe  idade certa para acontecer o primeiro beijo?
·     Vocês já conheciam esse texto? O que acharam dele? 
·     Você consegue pensar em outros textos com o mesmo tema? Qual?

Durante a leitura

Confirmar ou retificar as antecipações realizadas, trabalhar no aspecto tipológico (narrar) os aspectos linguísticos do texto, identificar palavras cujos sinônimos sejam desconhecidos, analisar os elementos da narrativa, identificar referências a outros textos relacionados ao tema, construir sentido global do texto.

·         Tem alguma(s) palavra(s) que você desconhece no texto? Procure encontrar um sinônimo a ela(s). Somente depois de feito, consulte um    dicionário para confirmar.

·         Quais são as personagens principais do texto?
·         Onde ocorre a história?
·         Em que época?
·         De que trata a história?

·         Existe alguma relação do texto lido com alguma outra disciplina que você estuda? Qual? Por quê?
·         Você acha que o apelido do rapaz era "cultura inútil" por qual motivo? O que você acha de apelidos?

·         Observando o ano em que foi escrito o texto, você acredita que nos dias de hoje as expectativas em relação ao primeiro beijo continuam iguais? Por quê?
·         Qual o foco narrativo utilizado pelo autor? Há alguma intenção o autor nessa escolha?
·         Qual figura de linguagem foi usada na frase "Você é a glicose do meu metabolismo"?

·         Identifique os conectores empregados ao longo do texto e escreva a função de cada um para a construção de sentido nos períodos.

·         Percebemos que há diálogos do autor para com os leitores presentes no texto. Qual a intenção dessa estratégia numa leitura?

·         Cite as marcas de oralidade encontradas no texto. Transcreva o período em que apareçam estas marcas e reescreva-as sem utilizá-las.


Depois da leitura

·          Pesquisa sobre a biografia do autor.
·         Pesquisa de outros textos relacionados ao tema do texto trabalhado.
·         Construção de uma síntese do texto.
·         Preenchimento da ficha organizativa, recapitulando os aspectos principais da narrativa.


Referências


DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita –elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania in Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. Disponível em:
http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Content/328167,90D/Assets/conteudo_curso/modulo_01/unidade_04/rojo_2004.pdf%C2%A0Acesso em 28/05/2013

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977.p.134-6. Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e deixe sua marca.