"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever-inclusive a sua própria história."

domingo, 9 de junho de 2013

Situação de aprendizagem para leitura

Texto "O avestruz"-



Ler; Legere "colher, escolher, recolher" como quando as pessoas selecionam e retiram do pé os melhores frutos, os melhores cachos.

"Odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usado direito."


Neste primeiro momento o foco é apenas leitura e interpretação.
Para se trabalhar este texto em sala o ideal seria elaborar estratégias que façam com o que o próprio aluno encontre o significado da leitura, sem dizer a “resposta” da  interpretação.

Motivando a leitura:
Ativação de conhecimentos de mundo

Antes da leitura:
Oralidade: Perguntar aos alunos sobre o título do texto, “ Avestruz” :
Estabelecer previsões sobre a leitura a ser realizada: O que os alunos esperam ler? Escrever o título na lousa e listar as expectativas de cada aluno.As expectativas podem ser motivadas a partir de questionamentos como como:
-O título se refere a uma animal, ou objeto?Você já viu? Onde? Como é?
-Que tipo história você imagina ao ler este título?
-Você gostaria ganhar um avestruz de presente? Porquê?
-Já teve um animal de estimação? Que tipo de animal gostaria de ter?
-Quais datas importantes se pode ganhar algo de presente?

Antes da leitura
Pesquisa: Onde podemos encontrar o texto?Gênero: que tipo de texto iremos ler?Com uma história? tem diálogos? Explica alguma coisa?Quem é o autor?

Antes da leitura
Apresentação do texto
Leitura do texto para confirmação das hipóteses;
Selecionar alguns alunos voluntários e estabelecer ordem para cada um ler um parágrafo.

Durante a leitura
Leitura em voz alta pelo professor;
Leitura em voz alta pelos alunos.

Durante a leitura
Confirmação das antecipações realizadas;
Compreensão global do texto;
Identificação de léxico; no próprio texto pedir ao alunos grifar as palavras desconhecidas;
Listar estas palavras na lousa;
Fazer o registro destas palavras no caderno;

Durante a leitura
Cenário:
Onde ocorre a história?
Em que época?
Personagens:
De que trata a história?
Quais são os personagens da história?
Compreensão global do texto;
Socialização e confirmação de hipóteses.

Depois da leitura
-Troca de impressões;
-Apreciações estéticas: Vocês gostaram do texto?
-Inferir o significado das palavras a partir da leitura no texto e colocações do professor(importante não usar dicionário nem dizer significados)
-Registro;
-Avaliação e sugestão de outras leituras.
Depois a leitura
-Pesquisa sobre a vida do autor; nascimento, profissão, história de vida.
-Pesquisa sobre outros contos de Mário Prata e socialização em sala de aula.




Referências Bibliográficas
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.
A ocasião faz o escritor: Caderno do Professor: Orientação para produção de textos ( Coleção da Olimpíada) São Paulo-Cenpec,2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e deixe sua marca.