Público alvo: Ensino Médio e séries finais do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos).
Tempo Duração: 3 aulas para explicação, um mês para pesquisa e escrita do trabalho.
Conteúdos e temas: Substantivo, Adjetivo, Artigo, Pronome, Verbo, Advérbio, Numeral, Preposição, Conjunção, Interjeição.(Com definições e exemplos)
Competências e habilidades: Desenvolver o hábito da pesquisa e habilidade para escrita de trabalhos complexos, analisar e compreender as informações da gramática básica, concentração para realização de pesquisa bibliográfica, leitura de livro científico -no caso as normas da língua materna- aplicação das normas da ABNT para apresentação de pesquisa acadêmica.
Estratégias: Apresentação esquemática na lousa de uma síntese das normas da ABNT para confecção do trabalho. Explicação da importância das Classes Gramaticais para conhecimento e desenvolvimento de outros temas da gramática. Explicação das etapas para desenvolvimento da pesquisa, materiais a serem utilizados (onde utilizar sulfite e almaço para o trabalho manuscrito).
Recursos: livro impresso, livro digital em pdf, folhas de sulfite e almaço, régua, canetas de diferentes cores.. Trechos do textos com exemplos na lousa ou explicação em datashow.
Avaliação: Entrega da pesquisa. Prova com consulta ao trabalho ou produção de resumo sobre a pesquisa.
Depois da leitura: O trabalho ainda auxilia no desenvolvimento do conhecimento gramatical como um todo e ainda pode ser utilizado como apoio no decorrer do ano para explicações e exercícios variados incluindo textos literário e músicas.
HISTÓRIA DA GRAMÁTICA NORMATIVA
“Foi na Grécia, por volta do séc.”.V a.C., que se iniciaram, como ramo da filosofia, os estudos lingüísticos que, desenvolvidos pelos romanos, pelos trabalhos especulativos da Idade Média e pelo estudo normativo dos gramáticos dos períodos subseqüentes, constituem o que no ocidente se tem chamado “gramática tradicional.” (Lobato, 44 janus, lorena, ano 1, nº 1, 2º semestre de 2004 1986:77/79)
LIVRO DE GRAMÁTICA PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO- arquivo em pdf.
Capítulo 4- Morfologia
Páginas 89 a 203 - Classificação das palavras
As classes de palavras neste livro estão corretas, mas estão fora da ordem, por favor COLOCAR OS CAPÍTULOS NA SEGUINTE ORDEM:
-Substantivo
-Adjetivo
-Artigo
-Pronome
-Verbo
- Advérbio
-Numeral
-Preposição
- Conjunção
- Interjeição
COPIAR APENAS AS DEZ CLASSES DE PALAVRAS SOLICITADAS
Não é necessário copiar as demais partes do livro.
Cunha e Cintra- Gramática da Língua Portuguesa
Cegalla- Novissíma Gramática da Língua Portuguesa
Evanildo Bechara- Gramática da Língua Portuguesa
Pasquale e Ulisses-Gramática da Língua Portuguesa
Rocha Lima- Gramática Normativa
Resumo das classes de palavras- Arquivo 8-18
Livros
Mini-Manual Compacto de Gramática- Língua PortuguesaGramática Pedagógica
Gramática Completa da Língua Portuguesa - Carlos Alberto S. Baptista
Artigos
Origem da Gramática Tradicional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Entre e deixe sua marca.